Os incêndios florestais que atingem Los Angeles desde terça-feira (07) causaram destruição em larga escala, paralisando produções cinematográficas e afetando significativamente a temporada de premiações da indústria do entretenimento. Com mais de 15 mil acres queimados e centenas de estruturas destruídas, os prejuízos se espalham por bairros como Pacific Palisades, Altadena e Sylmar. As autoridades confirmaram ao menos cinco mortes, e milhares de pessoas foram deslocadas.
Entre os locais devastados está a Palisades Charter High School, famosa por ter servido de cenário para filmes como Carrie, a Estranha (1976) e Sexta-feira Muito Louca (2003). Alberto M. Carvalho, funcionário do estado de Los Angeles, informou que a escola sofreu danos severos, com partes da estrutura ainda em chamas na quarta-feira (08). A instituição permanecerá fechada, com alertas para que estudantes e familiares evitem a área.
A crise levou à interrupção de diversas produções em Hollywood. A FilmLA, agência responsável por licenças de filmagens, suspendeu permissões em áreas críticas, como Altadena e La Crescenta. Grandes estúdios, como NBCUniversal, Amazon, CBS e Disney-20th, pausaram gravações de séries como NCIS, Grey’s Anatomy, Hacks e Fallout. Até a Warner Bros. fechou seu estúdio em Burbank devido à proximidade das chamas.
Os incêndios também afetaram a temporada de premiações. O anúncio das indicações ao Oscar, originalmente marcado para 17 de janeiro, foi adiado para o dia 19, e o período de votação foi estendido. O CEO da Academia, Bill Kramer, expressou solidariedade às vítimas em uma carta, afirmando que muitos membros da indústria residem nas áreas atingidas. Já os Critics Choice Awards foram remarcados de 12 para 26 de janeiro, enquanto outros eventos, como o Bafta Tea Party, foram cancelados.
A atriz Jean Smart, estrela da série Hacks, sugeriu que emissoras doassem receitas de transmissões futuras para apoiar vítimas e bombeiros.
Entre as vítimas dos incêndios estão Paris Hilton e Billy Crystal, que perderam suas mansões. Os luxuosos bairros de Pacific Palisades e Malibu, onde vivem muitas celebridades, estão entre os mais devastados.
Com os ventos e o clima seco intensificando as chamas, a Califórnia enfrenta o que autoridades classificam como o pior incêndio florestal da história de Los Angeles. A situação permanece crítica, com esforços de contenção ainda em andamento.
