Wagner Moura vence Globo de Ouro de melhor ator por “O Agente Secreto”

Wagner Moura fez história ao vencer o Globo de Ouro de melhor ator em filme de drama pelo longa “O Agente Secreto” na cerimônia realizada no último domingo (11). Na mesma noite, o filme também venceu na categoria de melhor filme em língua estrangeira. O ator se tornou o primeiro brasileiro a ganhar o prêmio de melhor ator em filme de drama.

Ao receber o troféu, Moura afirmou: “‘O Agente Secreto’ é um filme sobre memória, ou sobre a falta de memória, e trauma geracional. Acho que, se o trauma pode ser transmitido de geração em geração, os valores também podem. Então dedico este prêmio àqueles que mantêm seus valores em momentos difíceis.”

O ator concorreu com Joel Edgerton por “Train Dreams”, Oscar Isaac por “Frankenstein”, Dwayne Johnson por “The Smashing Machine”, Michael B. Jordan por “Sinners” e Jeremy Allen White por “Springsteen: Deliver Me From Nowhere”. Ele já havia sido indicado anteriormente ao Globo de Ouro de melhor ator em série de drama por seu trabalho em “Narcos” e também foi o primeiro brasileiro a ser indicado na categoria de melhor ator em filme de drama.

A cerimônia do Globo de Ouro foi realizada no Beverly Hilton, em Los Angeles, e teve apresentação da comediante Nikki Glaser. Além da indicação de Moura, “O Agente Secreto” também concorreu ao prêmio de melhor filme de drama, sendo a primeira produção brasileira reconhecida nessa categoria.

Ambientado no Brasil de 1977 durante o regime militar, “O Agente Secreto” acompanha um especialista em tecnologia e dissidente político que tenta fugir da perseguição e resistir a um regime autoritário e enganoso.

O thriller político é dirigido por Kleber Mendonça Filho e estreou no Festival de Cannes, onde foi o título mais premiado do ano. Moura venceu o prêmio de melhor ator, Mendonça Filho foi escolhido melhor diretor, e o filme recebeu os prêmios Art House Cinema Award e FIPRESCI de melhor filme.

Pelo papel, Moura também recebeu indicações ao Gotham Awards, ao Satellite Awards e ao Critics Choice Awards, além de outras premiações de associações e grupos de críticos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back To Top