A atriz Catherine O’Hara, vencedora de dois prêmios Emmy e conhecida por seus papéis em “Esqueceram de Mim”, “Best in Show” e pela série “Schitt’s Creek”, morreu aos 71 anos.
O’Hara morreu nesta sexta-feira (30), em sua casa, em Los Angeles, após uma breve doença.
A carreira de O’Hara em Hollywood durou cinco décadas. Ela começou na televisão canadense com o programa de comédia “Second City Television”, criado em parceria com Eugene Levy. Pelo trabalho, ganhou seu primeiro Emmy e recebeu quatro indicações. No cinema, atuou em filmes como “After Hours”, “Os Fantasmas se Divertem” e nos dois primeiros longas da franquia “Esqueceram de Mim”, nos quais interpretou a mãe do personagem de Macaulay Culkin, Kevin. A atriz manteve amizade próxima com Culkin e o homenageou durante a cerimônia de sua estrela na Calçada da Fama, em 2023.
O’Hara foi colaboradora frequente do diretor Christopher Guest, participando dos filmes “O Melhor do Show”, “Por Trás das Câmeras”, “Esperando o Sr. Guffman” e “A Mighty Wind: Os Grandes Músicos”. Também trabalhou como dubladora em animações como “O Estranho Mundo de Jack” e “O Galinho Chicken Little”. Entre seus trabalhos mais recentes estão o filme “Beetlejuice Beetlejuice”, no qual reprisou o papel de Delia Deetz, e o longa de ação “Argylle”, da Apple.
A atriz viveu uma retomada de carreira a partir dos 60 anos com a personagem Moira Rose, na série “Schitt’s Creek”, exibida pela CBC, ao lado de Eugene Levy, Dan Levy e Annie Murphy. O papel lhe rendeu seu segundo Emmy e abriu caminho para participações em produções de destaque, como “The Last of Us”, da HBO, e “The Studio”, da Apple TV. Nesta última, interpretou uma executiva veterana de Hollywood afastada por seu estúdio. A segunda temporada da série, criada por Seth Rogen, começou a ser filmada recentemente.
Nascida em Toronto, no Canadá, Catherine O’Hara tornou-se uma figura popular em Los Angeles. Em 2021, foi nomeada prefeita honorária do bairro de Brentwood.
Ela deixa o marido, o designer de produção Bo Welch, e os filhos Matthew e Luke. Também deixa os irmãos Michael O’Hara, Mary Margaret O’Hara, Maureen Jolley, Marcus O’Hara, Tom O’Hara e Patricia Wallice.
